sexta-feira, 22 de março de 2013

Terceira parte Capacitação em administração de rádios comunitárias e web - 22/03/3013

Terceira parte Capacitação em administração de rádios comunitárias e web  - 22/03/3013

Olá amigos(as)
Estamos aqui mais uma vez para tratarmos da administração de uma programação. Na semana passada nõs colocamos uma grade básica de programação de uma rádio comunitária. Lembrando que é uma BASE, pois você deve pesquisar oque seu publico gosta de ouvir.

Continuando a comentar sobre programação, vamos fazer uma analise de como enteder uma programação. Rádio não é somente para entretenimento mas para fazer uma diferença para melhor em uma sociedade, muitos dizem muitas coisas, mas no momento que está passando uma informação você está melhorando ou modificando uma forma de pensar de um grupo. Isso pode ser para bom ou ruim, depende do objetivo.
Um diretor ou dono de rádio que não conhece seu meio onde atua nunca deveria trabalhar em rádio, pois ou vai falar bobagens ou jogar informação irrelevante.

Um diretor primeiro tem que ser ouvinte de rádio, saber como seu ouvinte está nas diversas horas do dia, na ida para o trabalho, durante o trabalho, depois do trabalho, em suas horas de lazer, etc.
Vou comentar um relato de pesquisa que li certa vez.

Uma industria de comida para cachorros iniciou sua produção buscando oque era de melhor para os cães, consultou nutricionistas, e todos os profissionais envolvidos na area. Iniciou-se a produção, depois de lançado as vendas do produto não foram como se esperava, voltou-se para as pesquisas com seus tecnicos e nada descobriram, pensaram até em parar a produção por "falta de sorte" acreditavam, quando um certo vendedor comentou com o diretor em uma conversa, que este não entendia por que não vendia.
Este vendedor respondeu. O Senhor já comeu a sua ração?
O dono ficou de boca aberta e achou a pergunta ridicula, mas nunca tinha comido.  O vendedor disse que tinha um cão e seu cachorro não comia a ração que ele vendia, até que experimentou.
Disse o vendedor
HORRIVEL o sabor...
O Dono da empresa foi fazer a mesma experiencia e notou que era verdade, assim mudou totalmente a produção envolvendo o saber mais agradável para os cães.
Ressumindo, as vendas aumentaram  e muito.
Ressumo da história...
Se você não pedir opinião para seu consumidor, nunca vai conseguir chegar a tê-lo.

Não é necessário contratar uma empresa de marketing para fazer oque você pode fazer, perguntar.

Saia um dia, entre nos lugares mais movimentados ou que estão ouvindo rádio, pergunte a elas se conhece sua rádio e porque não ouvem ou não conheceram ainda... você se assustará com  a resposta, verá que o povo não aguenta mais ouvir histórias se verdades, pensando enganar a todos, o seu publico entende muito mais daquilo que você trabalha do que você, eles a consomem, diferente de voce que produz.

Cuidar dos conteúdos que são veiculados em sua programação tem a ver com sua sobrevivencia. Neste momento entra outro detalhe, você precisa capacitar estes locutores em sua rádio, como?

Bom vamos por partes, primeiro, você pode deixar entrar todo o tipo de programação, procure diversificar de acordo com a grade de programação e publico.
Os programas da manha, ensine ou exija que os locutores convidem profissionais de diversas áreas para serem entrevistados com temas levantados pelos ouvintes.

Um ouvinte que participa com idéias em sua rádio, este terá consigo o nome de sua rádio e todas as vezes que a programação tocar ele vai dizer a um monte de gente que ele ajudou a fazer aquilo. Lembra da história do Gugu Liberato? Não sabe?

Pelo que li, o Gugu Liberato escrevia quando ainda jovem ao Silvio Santos dando dicas de blocos dos programas dominicais, o Sr Silvio Santos muito inteligente sempre leu as cartas de seus telespectadores, nisso começou a prestar a atenção nas ideias deste garoto, se não estou errado uma ideia que ele usou e foi sucesso foi o da roleta da sorte .

E o garoto Gugu Liberato ficou tão empolgado com a realização que continuou a enviar mais sugestões que foram usadas e dando certo. O Sr Silvio Santos como é experto chamou o garoto e convidou a trabalhar em sua emissora, hoje todos conhecem o Gugu liberato...

Entre seus ouvintes tem idéias GRATIS e maravilhosas, e eles serão os defensores de sua rádio e programação. Ensine os locutores mesmo de programas pagos a desenvolverem um trabalho mais amplo, não ficando somente dentro do estudio.
A idéia do gravadorzinho na rua ainda é um sucesso, principalmente quando este locutor esta com a camisa da rádio e do programa.

Amigo proprietário de rádio, saiba que existe muitos diamantes ainda enterrados e que ninguem descobriu e você deve e tem que ser o minerador.

Na próxima semana estarei colocando ideias de alguns programas que podem ser criados em sua rádio e como levantar patrocinio para eles

Lembrando que estes conteúdos estão sendo disponinbilizados em nosso app, baixe  agora, veja este e mais links em nosso portal

www.comunicadoressemfronteiras.com.br

Seria legal ler seus comentários abaixo
Desejando também pode escrever
jornalismo@comunicadoressemfronteiras.com.br

até semana que vem...

Um comentário:

  1. Estou acompanhando os assuntos que estão sendo tratado neste blog, estao ajudando muito.

    ResponderExcluir