sexta-feira, 8 de março de 2013

Capacitação em administração de rádios comunitárias e web

Iniciaremos aqui uma série de comentários sobre administração de rádios comunitárias e rádios web com o objetivo de ampliar aquilo que fazemos e trabalhamos, a melhoria dos conteúdos de rádios
Semana após semana, todas as sextas feiras você encontrará aqui novos comentários, você tambem pode participar com dicas, duvidas e discussão se é contra qualquer comentário.
Acreditamos que a discussão quando respeitável é para crescimento de todos.

Segue abaixo o primeiro tópico.

Qual a diferença entre rádio web e rádio comunitária?

A diferença é muito clara, apesar de se misturar hpje em dia, radio comunitária conforme legislação brasileira, tem um alcance local, referente à comunidade que atua, até o presente momento nada impede de que uma rádio comunitária tenha tambem seu sinal distribuido através da web.
A rádio web por sua vez, conforme o nome já diz, é somente pela internet. Tenho notado um crescimento grande nesta área, e fico muito feliz que conheço muitas rádios webs que trabalham com a seriedade de uma rádio comunitária e mesmo comercial. Ela não tem limite de ação , além do mais, com as facilidades do Android, hoje você pode ouvir uma rádio web pelos portáteis como tablets e celulares.
Na minha opinião, oque falta para estourar de vez a rádio web é a produção de rádios portateis que sintonizem a internet e assim possam captar um sinal de audio por IP. Nãoa conheço no Brasil aparelhos que ofereçam isso. Mas quem lançar vai vender muito, pois em muitas cidades e agora São Paulo está realizando e projetando ter sinal WIFi nas ruas e praças, visto que em algumas cidades do interior já possuem.
Quando isso ocorrer, as rádios web´s terão a funcionalidade como de uma rádio comunitária .
Mas o grande problema de toda rádio é somente um, o conteúdo.
Já passamos anos e ainda vivemos isso nas rádios comerciais FM e AM que a produção do conteúdo e colocada conforme seus diretores desejam e não o povo, ouvir aquilo que não gosta é horrivel, por isso as radios web tem prospecção de crescer tanto.
Hoje em dia muito se ouve que as rádios estão passando por necessidade, e com razão, sempre seguem a idéia que seus conteúdos devem ser o que seus diretores querem, não muito diferente quando a rádio vende seu horário e permite que o locutor sem capacidade alguma fale "abobrinhas", um besteirol sem limites (depois reclamam que sua audiência caiu)e por consequencia os anunciantes saem e não desejam colocar seus nomes em conteúdos que não respeitem o ouvinte.
Como fazer então? 
Tenho muitas idéias e projetos que já realizei pelas minhas caminhadas, como a geração de conteúdos com um perfil especifico.
Estarei colocando aqui semana que vem o cuidado de um conteúdo tanto para rádios web como comunitárias
Seria muito legal ler um comentário seu nesta materia.
Até semana que vem
Nosso email
jornalismo@comunicadoressemfronteiras.com.br
nosso portal de trabalho
www.comunicadoressemfronteiras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário