sexta-feira, 15 de março de 2013

Segunda parte Capacitação em administração de rádios comunitárias e web

Segunda parte Capacitação em administração de rádios comunitárias e web  - 15/03/3013

Olá amigos(as) radialistas e donos de rádios comunitarias e Web.
Temos tido uma boa recepção quanto a primeira matéria e estaremos colocando abaixo as duvidas e participações.

Nesta edição estaremos falando da administração de conteúdos para rádios.

Toda rádio vende ou permite a participação de seus horários por pessoas interessadas em repassar seu pensamentos e conteúdos aos seus ouvintes, mas até que ponto você deve permitir ou proibir.
Muitas rádios que conheço coloca as proibições básicas de racismo e outras mais que a lei tambem impede, mas fica somente nisso? e vender mentiras como fica?

Seria muito importante os diretores e donos de rádios estudarem ou comprarem livros de neurolinguistica (uma dica muito boa são os livros de Lair Ribeiro - Comunicação Global), pois veriam que muitos aprender a usar estas tecnicas e abusam delas em sua programação.
As técnicas neurolinguisticas tem os dois lados da moeda, quando usada para edificação e crescimento de seus ouvintes ela massifica e fixa em seu locutor como forma boa, mas quando usada de forma má, ou intuitiva para seus proprios interesses mesquinhos, literalmente queima o filme e com ela a rádio.
Nunca vi que o programa tal não prestava, mas sempre falam que a radio tal que tem o programa tal não presta, então, a falta de cuidado com o conteudo e tudo oque nela veicula, sempre cairá positivamente ou negativamente sobre a rádio.
A programação deve-se ter o cuidado de acordo com os tipos de ouvintes que alcança, mas tem um padrão internacional básico que comentáremos a seguir.
Lembrando que a rádio que desliga não está respeitando os ouvintes da madrugada.
Recorde que um programa com mais de 3 horas diariamente é indigerivel, pois nenhum ouvinte consegue acompanhar alguem falar tanto. alem do mais a hora de um programa se condiz na realidade de 50 minutos, sendo os 10 minutos para anuncios que 5 minutos antes para o locutor se preparar e 5 minutos finais para o locutor sair.
Veja;
0h às 5h - programação light com musicas mais selecionadas, podendo usar o auto dj ou mesmo selecionando os tipos de musicas, não deixe somente em musica, mas conteúdo de entrevistas gravadas durante o dia é muito proveitoso, principalmente quando tem cunho social este programa.
5h às 6h - considerado a hora nobre de toda a rádio (que pode se extender até as 8h) deve ter conteúdos informativos, nunca esquecer que neste horário deve-se falar a hora de 15 em 15 minutos (no caso de radios que tenham tambem sua transmissão web devem mudar seus arquivos automaticos de hora acrescentando a cidade , ex. Em São Paulo são...). Conheça o perfil de seus ouvintes e saiba o que eles mais ouvem , se noticiário, se o transito, clima ( o site do climatempo oferece gratuitamente os conteudos do clima do dia em audio - www.climatempo.com.br ). Quem atua neste horário deve ter o cuidado e respeito com o ouvinte, piadas deve-se evitar ao máximo.
6h às 7h - Ainda em horário nobre, deve-se seguir  o roteiro e cuidado acima.
7h às 8h -Ainda em horário nobre, deve-se seguir  o roteiro e cuidado acima.
8h às 9h - Inicia o período conhecido como horário da dona de casa, de acordo com a região, se sua rádio atua nos centros comerciais, este horário é a decisão de deixar o resto do dia em seu dial ou não. Saiba quem são seus ouvintes, oque eles desejam, estas pesquisas devem ser feitas pessoalmente , na rua, entre o povo de verdade e não ouvintes. Musica de qualidade selecionada também será a razão de continuar ou não em seu dial. No caso de rádios de bairros onde quem mais ouvirá sua rádio será uma boa pedida ter programa de culinária, de saúde da mulher, da familia, etc, mais a frente comentáremos como conseguir ter profissionais pagando o horário com o conteúdo que deseja.
9h às 10h - ainda continua no roteiro do periodo de 8 às 9h
10h às 11h -ainda continua no roteiro do periodo de 8 às 9h
11h às 12h - Inicia o período de almoço, na primeira etapa deste horario deve ser programas menos tensos, com informações gerais, não noticiosos, os ouvintes estão saindo para almoçar ou iniciando seu almoço, musicas agitadas ou más comentários são indigestos nesta hora.
12h às 13h - Ainda horário de almoço, neste segundo tempo de almoço, os ouvintes ou terminaram sua refeição ou ainda estão nela, a escolha de musica tambem é importante, neste segundo periodo já cai bem um noticiário geral, nada de desgraças ou mesmo brigas.
13h às 14h - inicia o periodo da tarde, quem estava gostando de sua programação da manha, será muito comum continiuar no periodo da tarde. Neste periodo quem ouve deseja uma programação mais light e alegre, programas gerais, muita musica, participação do ouvinte, etc, neste período é uma boa pedida.
14h às 15h - ainda continua no roteiro do periodo de 13 às 14h
15h às 16h - ainda continua no roteiro do periodo de 13 às 14h
16h às 17h - ainda continua no roteiro do periodo de 13 às 14h
17h às 18h - neste periodo tem duas divisões, se sua rádio atua em grandes centros, seus ouvintes estão voltando do trabalho e querem relaxar, se esta em bairro, as donas de casa estão na corrida para o fim do dia dos filhos e pessoal que chega do trabalho. Neste período tem se audiência quem tem um conteudo muito importante, pois estará competindo com os televisores. Musica direcionada é muito bom.
18h às 19h - Competição séria com as tvs, mas tem muitos que estão trabalhando e somente podem estar com rádio, um programa de variedades e muita musica é uma ótima pedida
19h às 20h - Repete as explicações do horário anterior 
20h às 21h - Repete as explicações do horário anterior
21h às 22h - Neste período, quem está ouvindo rádio está prestando muiiiiiiiiiiiita atenção, pois está no trabalho ou preparando para dormir, uma programação light e com boa musica deve ser direcionada para seu publico.
22h às 23h - Repete as explicações do horário anterior
23h às 24h - Repete as explicações do horário anterior

Na semana que vem estaremos comentando um pouco mais e com detalhes sobre programação.
Até semana que vem
Seria legal ver seu comentário abaixo
Nosso email
jornalismo@comunicadoressemfronteiras.com.br
Nosso portal de trabalho
www.comunicadoressemfronteiras.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário