sexta-feira, 12 de abril de 2013

Sexta a parte Capacitação em administração de rádios comunitárias e web - 12/04/3013


Desejo continuar nesta etapa de apoios culturais pois, como sabem, estou trabalhando na adaministração novamente de uma rádio, a rádio Paraisópolis Fm em SP e aqui tem muita gente boa, mas como sempre, muitos sonhadores e pessoas que estão sendo relapsos em suas atuações.
Na semana passada eu comentei como identificar o investidor e saber o quanto ele está disposto para investir mais ainda.Nesta etapa quero continuar a falar sobre o locutor.
Trabalho na rádio, como a maioria não tem uma câmera para ver como está, não tem necessidade de cuidar do visual, mas no atendimento esse cuidado é muito importante, mas tem limites.
Se você for no atendimento dos investidores de terno e gravata, estará mostrando ao futuro investidor que seus custos serão sempre altos, e isso assustará, se for rasgado,de chinelos e nem um cuidado com a aparencia , apresentará que seu trabalho não tem cuidado nenhum.Um meio termo é importante... pense nisso
Oque levar e oque falar em uma apresentação de negócios em um possivel investidor de seu programa, os cuidados e analises, vamos por partes.
Primeiro, você tem a obrigação de conhecer e saber quem são seus ouvintes ou quem deseja atuar, neste momento, se já faz um programa, deverá ter registrado os detalhes de cada ligação, um cuidado muito importante é perguntar a data de aniversãrio, nunca o ano, para que no dia possa dar feliz anversãrrio, ter uma agenda virtual ou mesmo de papelpara somente anotar os aniversariante sé importante e facilitará seu trabalho na programação. Sabendo quem são e como é o perfil de seus ouvintes, somando com o tipo de programa que está realizando, terá uma noção em quem procurar.
Se você tem um programa de saúde, não adianta procurar loja de roupas, pois quem se interessa com isso somente são os profissionais que atuam e na maioria das vezes eles nãoestarão ouvindo o programa pois será somente para discutir e não aprender. Se for saúde, uma dica é farmacias, industrias farmaceuticas, etc. Aproveitando o momento, você nãoacreditaria oque uma industria farmaceutica investe em marketing, concordo que as rádio comunitárias não podem vender produtos, mas falar e comentar sobre produtos pode,e isso que as industriam pagam consultores somente para ficar incentivando os médicos para indicarem seus remedios, é um ponto de  analise.
Existe muito mercado para rádios comunitárias e rádios web, dizer que o mercado está ruim é estar dizendo que você está derrotado, e as contas não estão nem ai com isso, continuarão chegando sem esta´feliz com sucesso ou não.
Analisar os possiveis investidores de sua programação é uma constante, o locutor deve sair sempre em visitas, pois como se dizia no stand de vendas, o dinheiro está na rua e não dentro de casa ou no escritório..., as oportunidades estão abertas aqueles que estão atentos a elas e próximos...
Ter em sua pasta de trabalho os seguintes papeis, é imprescindivel.
Relatórios de participação atualizado de sua programação.Relatório de visitas na programação da rádioTabela de preços de investimento tanto para seu programa como para a rádio geral.Ter contratos de anuncios e apoios culturais 
Como tento expor aqui, o trabalho do locutor consome tempo e dedicação, se não está alcançando o valor necessário para se manter somente neste trabalho, uma coisa é certa, não esta trabalhando corretamente, pois todos tem o costume de reclamar que estão sem dinheiro, mas se abrir mais oportunidade para novas rádios serem lançadas, haverá investidores desejando pagar o que for para conseguir, ou mesmo os que tem , ninguem deseja repassar ou vender seu canal (apesar que no Brasil, a venda de rádios comunitáriasé totalmente proibido, pois é uma concessão do governo e não propriedade da associação ).
Aqui tenho apresentado gotas de idéias, mas na semana que vem quero apresentar uma noção de levantamento de como dar um preço em um programa ou mesmo apoio cultural.Até semana que vem...
Lembrando que no nosso app, tem todas os tópicos antecipados, pois quando inicio os textos o produzo mais um por semana, devido ao trabalho.Baixe nosso app em 
em portugueshttp://universo.mobi/comunicadores_sem_fronteiras
em espanholhttp://universo.mobi/periodismo_csf

Nenhum comentário:

Postar um comentário