sexta-feira, 5 de abril de 2013

Quinta a parte Capacitação em administração de rádios comunitárias e web - 05/04/3013


Olá amigos(as) mais uma vez estamos aqui para falar sobre administração de rádios comunitárias e rádios web.Na semana passada falamos um pouco de marketing de rádios, modelos de programas, como produzir um programa de empregos de forma consistente  e pessoal.Aqui iniciaremos outra parte que é a geração de conteúdos para programas.
Um outro tipo de programa tambem que comentamos é ter um programa de saúde. Conseguir um patrocinio de uma clinica e a cada dia um médico deuma área da saúde apresentar um assunto e dele comentar os cuidados, o mais importante que o profissional certamente vai querer comentar sobreoque está em pauta no momento, se for dengue, certamente ele vai querer comentar os cuidados desta área.
Desta forma, você estará gerando conteúdo, fazendo um serviço de utilidade publica e incentivando os ouvintes a procurar este profissional ouempresa pois seus conhecimentos estará dando segurança ao ouvinte em procura-los.
Esta idéia de conseguir brindes para ser distribuido na programação somente ou comentários por troca de produtos não tem muitos frutos,você estará fazendo como na época politica, que alguns oferecem ao eleitores alguns brindes, depois nem querem ver a cara do eleitor, muitocuidado com isso.
Também dizer que o programa tem mais de 100 ligações por programa e que está "bombando", já foi mais que porvado com os dias de trabalho que nadaquer dizer, pois o locutor estará criando no ouvinte somente ser interesseiro, quando tem brinde o ouvinte acompanha, quando não tem não ouve. POr mais incrivel que pareça, isso acontece e muito em muitos programas, nós locutores somos formadores de opinião e de acordo com a alimentação quedamos aos ouvintes, vamos atrair mais estes tipos. Os interesseiros não estão nem ligando quem você indica, e sim  no que você poderá fornecer debeneficio a ele, portanto cuidado com o conteúdo, Tem participação é importante, mas que tipo de ouvinte você deseja que te acompanhe, o  interesseiro ouo que discute suas idéias e debates?
Vamos analias um pouco de vendas de anuncios e participação.Tem os dois lados do negócio, a parte do investidor e a parte da rádio e locutor.
O lado do Investidor, se você se colocar no lugar dele, saberá que a empresa preocisa de divulgação, você percebe isso claramente conhecendo o atendimentoe formas de contatos dele. Se ele produz folhetos, coloca cartões de visita de forma acessivel à visitantes, se tem pagina no facebook, site, loja comercial,quanto mais notar saberá até que ponto estará este investidor em alcançar mais pessoas,mas importante analisar oque este empresário esta fazendo.Se ele está usando somente as redes sociais, esta desejando somente uma propaganda gratuita, se ele investe somente em divulgação real e nada virtual, ele estadesejando alcançar os clientes somente de sua região. Nenhum investidor colocará seu dinheiro na mão de quem vem com muito falar e sim para quem apresenta idéias claras e sinceras. Dizer que um comerciante não tem R$200,00 para investir em propaganda, isso pode dizer que é mentira, ou você não o convenceu que oque está apresentando é realmente importante. Veja no que ele está investindo.
No lado da rádio e locutor. Conheci em Uberlandia MG, quando trabalhei na rádio de lá, um locutor comentou comigo que ele conseguia fechar o apoio cultural, masnão sabia porque depois de 2 ou 3 meses este apoio era cancelado. Isso para quem está desejando somente tirar o dinheiro do investidor e nada mais está muito claro,o locutor nunca visitava o investidor para ouvir novas idéias ou mesmo opiniões do investidor. Se visitasse, o investidor estaria em primeiro lugar notando que o locutorestava realmente interessado no sucesso do seu cliente e não somente o dinheiro, quantas vezes em visitas pós venda, o investidor comentava que queria melhorar o anunciopara poder ter melhor ou mesmo maiores resultados, ai vinha as idéias de brindes, de fazer um programa por semana ao vivo de sua loja, etc, claro que valores eram melhorados.
O dever de um locutor não é somente fazer oque foi pedido, pois isso o cumputador faz de graça e muito bem, mas ter idéias e atendimento. Um locutor mês após mês tem o dever de visitar o cliente para apresentar os relatórios de participação, relatórios de ligações que aconteceu na programação, mostrar comentários que ouvintes fizeram daquele investidor e muito mais. O Locutor que pensa que terminou o seu programa pode ir para casa dormir, nunca deveria ter a oportunidade de se locutor.Se notar como trabalham os jornalista de tv, notará que a apresentação é o que culmina o trabalho começado na mesa de trabalho e não a única ação e trabalho.
Seu sucesso será de acordo com seu envolvimento no seu trabalho, quanto mais você investe de forma profissional no seu trabalho, mais sucesso terá.Sucesso é decorrente de um bom trabalho e no caso de locutor esta´no seu trabalho FORA dos estudios e da rádio com os ouvintes e investidores.Conheço vários apresentadores de tv, pois já trabalhei em tv, e notei sempre que o trabalho atras das cortinas são mais intensos do que na apresentação.
Então tome cuidado no que está investindo no seu trabalho, se está fazendo somente de lazer, está ocupando espaço de bins profissionais, ou tome uma atitude e invista em você mesmo e na sua atuação, você é aquilo que acredita ser.... pense nisso
Grande abraços e até semana que vem....
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